Violência conjugal contra a mulher: impactos na produtividade laboral

Impactos na produtividade laboral

Autores/as

  • Marlene Ferreira Universidade Lusófona
  • Hélia Bracons Universidade Lusófona

DOI:

https://doi.org/10.15257/ehquidad.2023.0018

Palabras clave:

Violência conjugal, Maus-tratos conjugais, Mulheres vítimas, Impacts on professional life

Resumen

A investigação desenvolvida teve como objetivo conhecer os impactos causados pela violência conjugal na produtividade laboral das mulheres, através da experiência dos técnicos superiores de apoio a vítimas de violência doméstica. Recorremos à entrevista semiestruturada junto dos profissionais para a recolha de informação sobre a temática do estudo. Quanto a problemática da violência e empregabilidade, apurou-se que um dos impactos causados pela violência doméstica é, por vezes a dificuldade que a vítima passa a ter para manter o emprego, outras vítimas acabam por ficar desempregadas temporariamente, dependentes dos apoios sociais e com maior vulnerabilidade financeira. Conclui-se que relativamente ao emprego, as agressões infligidas nas vítimas de violência doméstica de forma reiterada produzem impactos na sua capacidade e produtividade laboral. No processo de autonomização, apurou-se que as vítimas acolhidas na casa de abrigo eram de nacionalidade estrangeira e estavam todas desempregadas. Um dos passos que é fundamental para o projeto de autonomia das vítimas é a integração no mercado de trabalho, a vasta experiência dos técnicos na problemática da violência conjugal e o conhecimento da situação da vítima por parte de todos os intervenientes apresenta-se como uma boa resolução para o problema. No apoio Jurídico prestado à vítima, apurou-se que o apoio jurídico é fundamental para a vítima, para além do apoio e acompanhamento jurídico que a vítima tem ao longo do processo de autonomização, desenvolve-se também junto da vítima, um trabalho de empoderamento de forma a manter a vítima bem informada dos seus direitos enquanto cidadã e futura trabalhadora. Relativamente às medidas de combate ao flagelo do crime de violência doméstica, apurou-se que seria uma mais-valia se as escolas criassem um programa de educação para a saúde, com incidência na abordagem da violência doméstica e fosse trabalhado com as crianças, as questões de género para o desenvolvimento da cidadania ativa, com o objetivo de alterar este costume da violência contra a mulher, no qual é considerado crime e atentado contra os direitos humanos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

Afonso, N. (2005). Investigação naturalista em educação. Um guia prático e crítico. Asa Editores.

Alarcão, M. (2000). (Des) equilíbrios familiares: Uma visão sistémica. 1ª Edição. Quarteto Editora.

Associação Portuguesa de Apoio à Vítima. (2010). Manual Alcipe para o atendimento de mulheres vítimas de violência.

Associação Portuguesa de Apoio à Vítima. (2016). Manual da equipa multidisciplinar de apoio à vítima de violência doméstica e de género. Atendimento e encaminhamento de vítimas de violência doméstica e de género: procedimentos e roteiro de recurso. https://apav.pt/publiproj/ images/yootheme/PDF/Manual_EMAV.pdf.

Armenta, M. (2007). Violência de género: guia assistencial. EOS Editorial.

Bogdan, R. y Biklen, S. (1994). Investigação qualitativa em educação. Porto Editora.

Branco, F. (2008). Ação social, individuação e cidadania: A construção do acompanhamento social no contexto do estado social ativo. Revista cidades, comunidades e territórios. Instituto Universitário de Lisboa.

Caridade, S. y Machado, C. (2013). Violence in Juvenile Dating Relationships: An overview of theory, research and practice. Psicologia online. (Vol.27, pp. 91-113)

Carvalho, J. y Oliveira, V. (2016). Violência doméstica e seu impacto no mercado de trabalho e na produtividade das mulheres. Relatório executivo II. https://www.institutomariadapenha.org.br/assets/downloads/relatorio _II.pdf

Carvalho, M. I., y Pinto, C. (2014). Serviço social. Teorias e práticas. Edição Pactor. Casimiro, C. (2002). Representações sociais da violência doméstica. Análise social. (Vol. XXXVII, pp. 603-630). Imprensa de Ciências Sociais.

Casimiro, C. (2008). Violências na conjugalidade: A questão da simetria de género. Análise social, (Vol. XLIII, pp. 579-601). Imprensa de Ciências Sociais.

Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género. (2009). Violência doméstica: Compreender Para Intervir. Coleção Violência de Género.

Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género. (2009). Violência doméstica: Encaminhamento para Casa de Abrigo. Lisboa: Coleção violência de género.

Coutinho, M. y Sani, A. I. (Coord.) (2011). Casas de Abrigo para mulheres e crianças vítimas de violência doméstica. Temas de vitimologia: Realidades emergentes na vitimação e respostas sociais. Almedina.

Dias, I. (2004). Violência na família: uma abordagem sociológica. Edições Afrontamento.

Dias, I. (2018). Violência doméstica e de género: uma abordagem multidisciplinar. Pactor Edição

Fernandes, E., y Maia, A. (2001). Métodos e técnicas de avaliação: contributos para prática e investigação. Universidade do Minho. Centro de Estudos em Educação e Psicologia.

Freixo, M. (2018). Metodologia científica: fundamentos métodos e técnicas. 5ª Edição. Edições Piaget.

Guardiola, I., Lasagabaster, J., y Mondragón, L. M. (2001). Temário para la preparación oposiciones de trabajador social. Editorial Mad.

Guadalupe, S. (2016). Intervenção em rede: serviço social, sistémica e redes de suporte social. Imprensa da Universidade de Coimbra.

Guerra, I. (2006). Pesquisa qualitativa e análise de conteúdo: Sentidos e formas de uso. Princípia.

Cortez. Kelly, L. (2008). Combating violence against women: minimum standards for support services. Council of Europe.

Lourenço, N., y Carvalho, M. (2001). Violência doméstica: Conceito e âmbito. Tipos e espaços de violência. Revista da Faculdade de Direito. Universidade Nova de Lisboa. Magalhães, M. (1998). Movimento feminista de educação: Portugal, décadas de 70 e 80. Celta Editora.

Magalhães, M. (2007). Gostar de mim, gostar de ti, aprender a prevenir a violência de género. UMAR.

Maia, L. (2012). Violência doméstica e crimes sexuais: Um guia para as vítimas, familiares e amigos. Lidel e Pactor Edições.

Manita, C., Ribeiro, C., y Peixoto, C. (2009). Violência doméstica: Compreender para intervir. Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género.

Manita, C., Ribeiro, C., y Peixoto, C. (2009). Violência doméstica: Compreender para intervir: Guia de boas práticas para profissionais de saúde. Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género.

Marques, A. (2009). A violência doméstica: A intervenção dos técnicos de acompanhamento na construção de projetos de vida alternativos. Um estudo de caso. Dissertação de Mestrado. Universidade Portucalense Infante D. Henrique.

Marques, D. (2018). O papel do serviço social em contexto de Casa de Abrigo para mulheres e crianças vítimas de violência doméstica. Dissertação de Mestrado em Serviço Social. Instituto Universitário de Lisboa.

Meireles, M. (2012). A Integração em Casa Abrigo como forma de reorganização do projeto de vida. Tese de Licenciatura. Universidade Fernando Pessoa.

Ministério de Solidariedade, Emprego e Segurança Social. (2014). Carta social: Rede de serviços e equipamentos. http://www.cartasocial.pt.

Moleiro, C., Pinto, N., Oliveira, J. M. y Santos, M. H. (2016). Violência doméstica: boas práticas no apoio a vítimas LGBT: Guia de boas práticas para profissionais de estruturas de apoio a vítima.

Moreira, C. D. (2007). Teorias e práticas de investigação. Lisboa: Universidade Técnica de Lisboa. ISCSP.

Pais, E. (2010). Homicídio conjugal em Portugal: Ruturas violentas da conjugalidade. Revista Aumentada. Pais, M. (2002). Sociologia da vida quotidiana. Validação dos Resultados. Autêntica.

Paulino, M., y Rodrigues, M. (2016). Violência doméstica-identificar avaliar intervir. Editora Prime Books.

Quaresma, C. (2012). A Violência doméstica: da participação da ocorrência à investigação criminal. Cadernos da Administração Interna.

Quivy, R., y Champenhoudt, L. (1998). Manual de investigação em ciências sociais. Gradiva.

Sousa, C. (2018). A Violência doméstica e as implicações sócio laborais. Dissertação de Mestrado em Ciências Económicas e Empresariais. Universidade dos Açores.

Publicado

2023-07-17

Cómo citar

Ferreira, M., & Bracons, H. (2023). Violência conjugal contra a mulher: impactos na produtividade laboral: Impactos na produtividade laboral. EHQUIDAD. Revista Internacional De Políticas De Bienestar Y Trabajo Social, (20), 201–220. https://doi.org/10.15257/ehquidad.2023.0018

Número

Sección

Artículos